terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ecdise o crescimento de um aracnideo

A pele das aranhas se chama exoesqueleto, isso porque diferente de nós, seu esqueleto é externo, por isso o nome. O exoesqueleto é composto de quitina o mesmo elemento que compõem nossas unhas e cabelos.
                Neste período, o animal se torna frágil e suscetível aos predadores, já que o corpo se torna frágil e mole, ate que a nova pele seque.
A ecdise seque duas etapas:
Pré-ecdise: é quando o aracnídeo procura uma toca, e lá permanece. Algumas espécies de aranhas obstruem a entrada da toca com folhas, terra, e teia, para se manter segura. Durante este tempo o animal não se alimenta. Este período em que ela fica reclusa depende muito da idade e do tamanho da aranha ou escorpião, mas geralmente leva em torno de 5 a 10 dias.
Pós-ecdise: é quando já ocorreu a muda de pele, mas mesmo assim, permanece entocado ate que a nova pele fique seca e rígida, este período dura entre 5 e 10 dias, também dependendo muito do animal.
                Ate se tornarem adultos os aracnídeos trocam freqüentemente de pele, mas dependendo muito das condições ambientais e do clima, após se tornarem adultos a muda ocorre pelo menos 1 vez por ano.


37 comentários:

  1. qual a duracao da troca ?do comeco do procedimento ate o animal estar livre da casca antiga,qual o tempo?horas? dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother a minha caranga demorou 4horas para a troca ..

      Excluir
    2. Quanto tempo leva uma aranha para crescer

      Excluir
    3. Para chegar na idade de procriar ela demora 2 a 3 anos.
      Para chegar no tamanho adulto leva de 7 a 8 anos.

      Excluir
  2. Caro anonimo desculpe a demora, mas estava com problemas para fazer o login.
    A duração dessa "troca" leva em media de 7 a 15 dias, dependendo das condições ambientais, por exemplo se apos a muda tiverem alguns dias quentes, o novo exoesqueleto secara mais rapidamente, agora se forem dias frios ou mais umidos isso demorara um pouco mais

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, cara você sabe se ela apresenta algum tipo de comportamento prévio antes da troca de pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amoido, geralmente ficam sem comer durante uma ou mais semanas, se alojam na toca ou funiu de teia dependendo da espécie depois a ecdise acontece normalmente.

      Excluir
  4. qual a o tempo de vida que realizam geralmente a primeira ecdise?

    ResponderExcluir
  5. Vinha criando aranha de jardim +- 1,5cm cefalotórax + abdômen, desde 27/10/12. Teve umas 4 trocas pele. Período inércia uns 2 dias e troca em +- 5 minutos. Desde ontem, 20/08/13, apresenta inércia mas agora, estranhamente, c/pernas recolhidas: provavelmente morte da minha "cruzmaltina". Continuarei observando... Anônimo da Glória - RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
    2. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
    3. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
  6. ola , a minha trocou a pele depois começou a comer a pele antiga . mas eu tirei e não deixei ela comer .

    ResponderExcluir
  7. bom dia ! a ecdise é feita de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  8. bom dia ! a ecdise é feita de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  9. minha aranha fez a ecdise,quanto tempo para ela voltar a comer?

    ResponderExcluir
  10. Minha aranha P. Sazimai fez a ecdise a 1 dia, posso alimentá-la normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 a 10 dias para a próxima alimentação,como a pele ainda não secou,as quiliciras não estão 100%firmes,melhor esperar um tempo

      Excluir
  11. cara minha caranguejeira tem uns 20 centimetros de comprimento a uma ou 2 semanas ela n comeu nada mesmo pondo 2 baratas vivas dentro do recepiente onde ela vive e agora ela esta durra sabe me diser se é muda ou não?

    ResponderExcluir
  12. cara minha caranguejeira tem uns 20 centimetros de comprimento a uma ou 2 semanas ela n comeu nada mesmo pondo 2 baratas vivas dentro do recepiente onde ela vive e agora ela esta durra sabe me diser se é muda ou não?

    ResponderExcluir
  13. Aranhas filhotes também sofrem a ecdise?

    ResponderExcluir
  14. Saio uma pata da minha tarantula e ela ta muito parada, ela está respirando maus muito parada, oque fazer?

    ResponderExcluir
  15. Hoje quando acordei percebi que ela não movimentava o abdômen e fui conferir ela morreu 😢

    ResponderExcluir
  16. E normal que a aranha neste período fique parada, deitada até que secar?
    Minha trocou de pele faz pouco tempo e agora fui ve-la e ela está deitada. Estou preocupado,tem perigo de ela morrer depois que troca a pele?

    ResponderExcluir
  17. Oi. Qto tempo uma caranguejeira leva para chegar a uns 8 cm de perna? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, me tire uma dúvida, minha aranha é da espécie Vitalius paranaensis, ela já está intocada uns 8 a 10 dias e não fez a troca do exoesqueleto ainda, o terrario está com a humidade um pouco a cima do normal eu acho, isso pode prejudicarregar? Não quero tirar ela para não interromper o processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ficou sem comer 2 semanas pra poder trocar de pele.. e avora vou esperar mais uma semana pra pele nova poder secar. E alimentala normalmente

      Excluir
  19. A minha caranguejeira ficou uns dois dias meia estranha e respirando mal, foi uns dias bem quentes aqui, é agora está ah 1 dia e meio sem se mexer na posição normal com as patas embaixo dela bem encolhida isso é normal? Acho que ela morreu

    ResponderExcluir
  20. É normal depois da ecdise ela perder algumas patas? Cresce de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo se ela perdeu as patas, isso é um sinal bem ruim para sua caranga, porque significa, que ela está aleijada, e as patas não crescem de novo, e eu acho que eventualmemte ela irá morrer, desculpa esse transtorno ruim, mas infelizmente vai ser isso, começei agora a criar e a minha já ficou entocada, ela é uma filhote, e vou esperar alguns dias para ver se ela trocou de pele e se a pele já secou para eu alimentala novamente!, obrigado pela a atenção!

      Excluir
  21. Ela pode até crescer as patas, mas as centensas de morte ficam bem altas, regeneram após a ecdise, mas vai prejudicar muito ela e nesse periodo sem as patas ela pode acabar morrendo, e se não morrer, na ecdise vai ser mais complicado ela tirar o exoesqueleto e as chançes dela morrer ficam bem altas, obrigado pela a atenção!

    ResponderExcluir
  22. Alguém pode me dizer se a perna de uma caranguejeira cresce de volta nesse tempo ?

    ResponderExcluir
  23. Uma ling de sorocabea com um mês cresce quantos centímetros ??

    ResponderExcluir