terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ecdise o crescimento de um aracnideo

A pele das aranhas se chama exoesqueleto, isso porque diferente de nós, seu esqueleto é externo, por isso o nome. O exoesqueleto é composto de quitina o mesmo elemento que compõem nossas unhas e cabelos.
                Neste período, o animal se torna frágil e suscetível aos predadores, já que o corpo se torna frágil e mole, ate que a nova pele seque.
A ecdise seque duas etapas:
Pré-ecdise: é quando o aracnídeo procura uma toca, e lá permanece. Algumas espécies de aranhas obstruem a entrada da toca com folhas, terra, e teia, para se manter segura. Durante este tempo o animal não se alimenta. Este período em que ela fica reclusa depende muito da idade e do tamanho da aranha ou escorpião, mas geralmente leva em torno de 5 a 10 dias.
Pós-ecdise: é quando já ocorreu a muda de pele, mas mesmo assim, permanece entocado ate que a nova pele fique seca e rígida, este período dura entre 5 e 10 dias, também dependendo muito do animal.
                Ate se tornarem adultos os aracnídeos trocam freqüentemente de pele, mas dependendo muito das condições ambientais e do clima, após se tornarem adultos a muda ocorre pelo menos 1 vez por ano.


21 comentários:

  1. qual a duracao da troca ?do comeco do procedimento ate o animal estar livre da casca antiga,qual o tempo?horas? dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother a minha caranga demorou 4horas para a troca ..

      Excluir
  2. Caro anonimo desculpe a demora, mas estava com problemas para fazer o login.
    A duração dessa "troca" leva em media de 7 a 15 dias, dependendo das condições ambientais, por exemplo se apos a muda tiverem alguns dias quentes, o novo exoesqueleto secara mais rapidamente, agora se forem dias frios ou mais umidos isso demorara um pouco mais

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, cara você sabe se ela apresenta algum tipo de comportamento prévio antes da troca de pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amoido, geralmente ficam sem comer durante uma ou mais semanas, se alojam na toca ou funiu de teia dependendo da espécie depois a ecdise acontece normalmente.

      Excluir
  4. qual a o tempo de vida que realizam geralmente a primeira ecdise?

    ResponderExcluir
  5. Vinha criando aranha de jardim +- 1,5cm cefalotórax + abdômen, desde 27/10/12. Teve umas 4 trocas pele. Período inércia uns 2 dias e troca em +- 5 minutos. Desde ontem, 20/08/13, apresenta inércia mas agora, estranhamente, c/pernas recolhidas: provavelmente morte da minha "cruzmaltina". Continuarei observando... Anônimo da Glória - RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
    2. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
    3. Aranha com pernas recolhidas ainda viva, é falta de água.

      Excluir
  6. ola , a minha trocou a pele depois começou a comer a pele antiga . mas eu tirei e não deixei ela comer .

    ResponderExcluir
  7. bom dia ! a ecdise é feita de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  8. bom dia ! a ecdise é feita de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  9. minha aranha fez a ecdise,quanto tempo para ela voltar a comer?

    ResponderExcluir
  10. Minha aranha P. Sazimai fez a ecdise a 1 dia, posso alimentá-la normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 a 10 dias para a próxima alimentação,como a pele ainda não secou,as quiliciras não estão 100%firmes,melhor esperar um tempo

      Excluir
  11. cara minha caranguejeira tem uns 20 centimetros de comprimento a uma ou 2 semanas ela n comeu nada mesmo pondo 2 baratas vivas dentro do recepiente onde ela vive e agora ela esta durra sabe me diser se é muda ou não?

    ResponderExcluir
  12. cara minha caranguejeira tem uns 20 centimetros de comprimento a uma ou 2 semanas ela n comeu nada mesmo pondo 2 baratas vivas dentro do recepiente onde ela vive e agora ela esta durra sabe me diser se é muda ou não?

    ResponderExcluir
  13. Aranhas filhotes também sofrem a ecdise?

    ResponderExcluir