quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sexagem e Comportamento Reprodutivo

Aracnídeos, diferente de muitas espécies, não possuem muitas semelhanças quanto a suas características entre machos e fêmeas.
                Os machos de algumas espécies de aranhas são muitas vezes menores que as fêmeas e possuem a coloração um pouco diferenciada. Um bom exemplo é o da Latrodectus sp., a famosa Viuva-negra, onde o macho é bem menor que a fêmea(Figura 1). Diferente do que se pensa, a fêmea de uma aranha não come seu parceiro sexual por canibalismo, e sim por pensar que são alimento, pois possuem uma visão ruim, ou ate mesmo pelo macho se machucar durante a cópula, o que o deixa frágil e impossibilitado.

Figura 1: Femea e macho de Latrodectus sp. Femea muitas vezes maior que seu macho
                Já nas caranguejeiras, a sexagem se faz observando os pedipalpos do macho, pois suas extremidades são mais arredondas(Figura 2), o que lhes da o aspecto de inchadas. O tamanho entre machos e fêmeas não variam tanto.

Figura 2: Pedipalpo de um macho adulto
                O ato sexual entre aranhas é extremamente violento, e muito rico em posses e cortejos sexuais por parte dos machos. Estes cortejos variam de espécie para espécie, onde a dança dos machos para as fêmeas as deixa em um tipo de estado de frenesi, onde ela não se meche e só responde aos estímulos do macho. Em espécies de teias os machos mandam sinais através de toques nas teias e vibrações(Figura 3).

Figura 3: (A)   Posição sexual em uma espécie de aranha de teia onde o macho procura o opérculo genital da fêmea, (B) Posição de cortejo em uma espécie da família Salticidae, (C) Macho fazendo cortejo pela tocando a teia.   
 
               Para realizar o ato sexual os machos produzem uma teia onde eles depositam os espermatozóides, esta teia é chamada de teia espermática(Figura 4), após depositar cerca de uma gota de esperma o macho suga esta gota com o pedipalpo, pois em sua extremidade ele possui uma espécie de agulha que serve para armazenar o esperma e posteriormente inocular no órgão genital da fêmea.

Figura 4: Macho produzindo a teia espermatica e sugando o esperma para o pedipalpo
                Para a identificação de sexagem nos escorpiões, em algumas espécies basta olhar as pectinas, que faz parte do pente na parte ventral do corpo. Nos machos estes pentes são maiores e possuem as cerdas mais largas e longas do que nas fêmeas(Figura 5).

Figura 5: Mostrando a diferença entre machos e femeas, na especie Pandinus imperator 
                O acasalamento consiste numa dança longa e no preparo do terreno, mas isto muda de gênero para gênero, mas a dança nupcial consiste em idas para frente e para trás o que pode demorar de minutos as varias horas, ate ser achado um local adequado. O macho perambula durante dias na época de reprodução a procura de uma fêmea, ao encontrar a fêmea ele a prende com seus pedipalpos e ambos começam a dança. Ao achar o local o macho libera o espermatóforo no chão, e tenta puxar a fêmea ate que o espermatóforo atinja seu opérculo genital e assim realizando a copula(Figura 6).    

Figura 6: (A) Esquema do espermatoforo de um escorpião, (B) Inicio da liberação do epermatoforo, (C) Macho fazendo com que a femea toque o espermatoforo, (C) Introdução do espermatoforo na femea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário