quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VISÃO DAS ARANHAS

Grande parte das aranha possui oito olhos que estão arranjados em quatro pares: mediano-anterior, lateral-anterior, mediano-posterior e lateral-posterior, estes se localizam na margem anterior dorsal da carapaça (BARNES, 2005).
                Os olhos possuem lentes simples, que servem todas as unidades receptoras. As aranhas possuem dois tipos de olhos, olhos principais que são os olhos medianos anteriores, os quais não possuem tapetum(estrutura que reflete a luz) e são de cor preta. Estes olhos são geralmente de tamanho pequeno, mas em espécies de Salticidae são grandes. Aranhas que possuem somente seis olhos perderam os olhos principais (BARNES, 2005).
                Os olhos secundários são formados pelos pares de olhos, anterior-lateral, posterior-mediano e o posterior-lateral (Fig. 1). Os olhos secundários possuem tapetum, o qual auxilia na reflexão da luz para uma melhor visão em ambientes com baixa luminosidade. Em alguns grupos o tapetum se desenvolveu nos olhos mediano-posteriores de tal forma que estas aranhas podem ser localizadas a noite devido ao reflexo de seus olhos em resposta a luminosidade de lanternas, um exemplo seriam as tarântulas. Já aranhas como as Salticidae não possuem tapetum em todos seus olhos secundários (BARNES, 2005).


FIGURA 1: Esquema da posição dos olhos

                A visão das aranhas é muito mais importante em aranhas caçadoras como papa-moscas (Salticidae) e tarântulas (Ctenide, Lycosidae) do que em aranhas sedentárias produtoras de teia (Nephilidae, Araneidae).
As papa-moscas são as aranhas com olhos mais desenvolvidos comparados a outras aranhas, seus olhos estão localizados na parte superior da carapaça o que lhes da um amplo campo de visão, e assim sobrepondo o campo visual de seus olhos (Fig. 2). Seus olhos secundários são responsáveis por detectar o movimento enquanto os olhos principais são capazes de formar imagens relativamente precisas.



FIGURA 2: Esquema de visao de uma aranha da familia Salticidae

Em geral muitas espécies de aranhas caçadoras, percebem somente a movimentação e a variação sem formar imagens perfeitas das presas.   

4 comentários:

  1. Muito bom excelente postagem, resolveu minha dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Há muitos anos li um artigo que dizia que algumas aranhas que vivem na superfície de lagos não possuem (porque não precisam) a noção de terceira dimensão! Relatava um experimento no qual colocavam um macho e uma fêmea em planos diferentes e eles não conseguiam se encontrar embora percebessem a presença um do outro!!!! Isso é real ou apenas ficção???

    ResponderExcluir